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Dúvidas frequentes

O Login Único é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.


Este Login garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.


Essa é a nova proposta do Governo federal, para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, privilegiando a governança e a convergência autoritativa, e finalmente o controle de acesso unificado.


Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único. Fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.

O Login Único pode ser acessado por:


  • Computador
  • Laptop/notebook
  • Smartphone

Existem duas formas de autenticação:


  • Usar o seu login de usuário e senha. O usuário será o CPF informado na criação da conta;
  • Usar certificado digital de Pessoas Físicas ou Jurídicas dos tipos A1 ou A3 compatíveis com ICP-Brasil;
  • Usar Certificado digital em Nuvem;
  • Usar a Conta do Banco do Brasil.

Sim, pois utiliza os mesmos recursos e protocolos (OPENID CONNECT e OAUTH2) de segurança de empresas renomadas, respaldados por uma especificação consolidada da indústria de software para identificação, autenticação e autorização de usuários.

Somente os serviços públicos digitais que estejam integrados ao Login Único do Cidadão.


O objetivo do Governo federal é integrar todos serviços públicos digitais ao Login Único/Brasil Cidadão.

A autorização de uso de dados do cidadão é o ato de permitir que um determinado serviço público digital receba ou acesse seus dados pessoais de identificação ou complementares como por exemplo, registro geral RG, número do CPF, endereço, nome completo, etc.


Lembrando que você poderá desautorizar o uso de seus dados pessoais a qualquer tempo.

Visualize as autorizações concedidas na opção de menu Privacidade e Gerenciar Lista de Permissões no Login Único.

Para acessar o termo de uso e privacidade do Login Único, verifique na área de Fazer Cadastro com CPF.

Todos os navegadores são compatíveis com o Login Único.

Recomenda-se a utilização do Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari.

Foi criado pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).


O projeto da Plataforma de Cidadania Digital, instituído pelo Decreto n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016 , que contempla diversas diretrizes para a prestação de serviços públicos digitais, das quais fazem parte a convergência autoritativa e a federação dos processos de autenticação dos serviços digitais, tendo por base:


Presidência da República, por meio da Casa Civil


Compartilhamento de base de dados constante no Decreto n° 8.789, de 29 de junho de 2016


Política de Governança Digital, por meio do Decreto n° 8.638 de 15 de janeiro de 2016 site externo, bem como pelas


Políticas de Governo Digital com enfoque no cidadão concebeu o conceito da Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão, o projeto Login Único.

Para recuperar conta de acesso, digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Próxima.

Clique no link “esqueci minha senha”.

Selecione a opção Validação facial no aplicativo Meu gov.br.

Marque opção Não sou robô e clique no botão GERAR QR-CODE.

O QR-CODE para recuperação da conta será apresentado em tela.

Abra o aplicativo Meu gov.br e clique no botão Ler QR Code gov.br

Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE

Marque Li e concordo com os termos e condições e clique no botão Aceitar.

Posicionar o rosto de frente para a câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações. Após, aguarde o aplicativo tirar foto.

Clique no botão Enviar Foto

Clique no botão OK e continue o processo no computador

Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para recuperar o cadastro.

Tenha em mãos os números da agência, conta e senha de oito dígitos do Banco do Brasil. Selecione opção Banco do Brasil.

Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ir para Banco do Brasil.

Clique no botão Continuar.

Digite o número de agência, conta corrente, senha de 8 dígitos. Clique no botão Entrar.

Digite o código de autorização recebido no aplicativo do Banco do Brasil. Clique no botão Autorizar.

Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar

Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.

Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.

Selecione a opção e-mail

Marque opção Não sou robô e clique no botão Enviar código.

Abra o e-mail e busque o código de acesso encaminhado (confira na caixa de spam caso não esteja na caixa de entrada)

Digite o código de acesso e clique no botão Avançar

Defina a senha e finalize recuperação da sua conta.

Caso o e-mail da conta de acesso não esteja correto, acesse as orientações para solicitar alteração.

Selecione a opção Celular

Marque opção Não sou robô e clique no botão Enviar código.

Conferir a mensagem recebida no celular informado e digitar o código no campo Código de 6 caracteres e clique no botão Avançar

Defina a senha e finalize recuperação da sua conta.

Selecione opção Internet Banking

Existem alguns bancos conveniados para permitir a recuperação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco.

De posse da senha temporária, retorne tela inicial do login, digite o CPF e clique no botão Próxima. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.

Digite senha temporária, senha definitiva e marque opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para recuperar a conta

Existem diversas formas para recuperar conta do Login Único.

O Login Único tem opção de gerar nova senha temporária para realizar o acesso por meio de bancos conveniados.

Em alguns bancos a senha é gerada na hora, em outros, há uma espera de até 48 horas.

Lembramos que o cidadão deverá ter conta no banco conveniado para realizar o procedimento.


Os bancos conveniados e os passos para solicitação:

Banco do Brasil

  • 1º Serviços;
  • 2º Previdência Social;
  • 3º Senha Meu INSS;
  • 4º NAI.

Banrisul

  • 1º Menu Serviços;
  • 2º Criar Código INSS.

Banese

  • 1º Internet Banking Banese;
  • 2º Serviços;
  • 3º Gerar Senha Meu INSS (NAI).

Bradesco

  • 1º Outros Serviços;
  • 2º Documentos;
  • 3º INSS (Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal MEU INSS) (NAI).

Caixa Econômica Federal

  • 1º Serviço ao Cidadão;
  • 2º INSS;
  • 3º Gerar Código para Serviço INSS.

Itaú

  • 1º Previdência;
  • 2º INSS;
  • 3º Cadastrar Senha Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS.

Santander

  • 1º Outros Produtos;
  • 2º Demais Serviços;
  • 3º NAI (Núcleo de Autenticação Interbancária).

Sicoob

  • 1º Outras opções;
  • 2º Previdência Social;
  • 3º Senha Meu INSS;
  • 4º NAI.

As informações utilizadas para realizar o cadastro do Login Único pertencem ao cidadão. O Ministério da Economia não tem autonomia para alteração sem o consentimento do cidadão, conforme LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 (Dispõe sobre a proteção de dados pessoais).

Para realizar o procedimento de alteração, há a necessidade de a Administração Pública certificar a autenticidade do cidadão.

Isso ocorrerá por meio do acesso ao Como Podemos te ajudar? com as informações:


Preencher no campo assunto: Alteração do e-mail por solicitação do cidadão


Preencher o conteúdo com as informações:

  • Serviço que deseja acessar com Login Único;
  • E-mail para alteração;
  • Anexar arquivo com o Documento de Identificação e auto fotografia de seu rosto, segurando o documento original com foto mais recente possível para checagem;

Seguinte texto: Eu, nome do cidadão, portador do CPF, CPF do cidadão, autorizo o Ministério da Economia a alterar meus dados cadastrais da plataforma de autenticação Login Único (gov.br). Cidade residência do cidadão, data do preenchimento da autorização.


Logo que o Ministério da Economia receber a solicitação, será realizada análise de segurança e uma confirmação será encaminhada para o e-mail solicitado para alteração. Ausência das informações acima impossibilita análise e retorno.


Possíveis Palavras/Termos (Utilizados para busca no ChatBot)

  • Não tenho acesso ao e-mail;
  • e-mail inválido;
  • não tem autonomia;
  • alteração do e-mail;
  • solicitação do cidadão;
  • não consigo acessar conta;
  • este e-mail que cadastrei não consigo acessar mais;
  • esqueci meu e-mail da conta brasil cidadao/Login Único/govbr;
  • preciso trocar o e-mail pois devo ter colocado errado;
  • recadastrar e-mail no site;
  • senha do Brasil Cidadão/Login Único/govbr eu esqueci e nao tenho mais o e-mail que eu cadastrei;
  • esqueci a senha e não utilizo mais o e-mail de cadastro;
  • meu cadastro está errado.

Para criar uma conta de acesso, clique no botão Crie sua conta gov.br na tela do https://acesso.gov.br.



Existem diversas formas para realizar o cadastro no Login Único.

Selecione opção Validação Facial no App Meu gov.br



Digite o CPF, marque as opções Li e estou de acordo com os termos de uso e Não sou robô. Clique no botão GERAR QR-CODE



O QR-CODE para criação da conta será apresentado em tela.



Abra o aplicativo Meu gov.br e clique no botão Ler QR Code gov.br



Aponte o celular para tela do computador com intuito de ler o QR-CODE



Marque Li e concordo com os termos e condições e clique no botão Aceitar.



Posicionar o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações.



Clique no botão azul com figura de câmera



Clique no botão OK e continue o processo no computador



Digite o Nome, Data de emissão da carteira de motorista (localizada na parte traseira da carteira) e clique no botão Avançar



Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar



Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Tenha em mãos os números da agência, conta e senha de oito dígitos do banco do brasil. Selecione opção Banco do Brasil.



Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ir para Banco do Brasil



Clique no botão Continuar.



Digite o número de agência, conta corrente, senha de 8 dígitos. Clique no botão Entrar.



Digite o código de autorização recebido no aplicativo do Banco do Brasil. Clique no botão Autorizar.



Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar



Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar



Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.


Existem alguns bancos conveniados para permitir a criação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco presente no link link acesse o passo a passo de cada banco


De posse da senha temporária, retorne tela inicial do login, digite o CPF e clique no botão Próxima. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.



Digite senha temporária, senha definitiva e marque opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para criação da conta



Selecione opção Número do CPF



Tenha em mãos um documento de identidade, número do CPF, nome completo, e-mail e número do celular. Preencha CPF, Nome, Marcar as opções Li e estou de acordo com os Termos de uso. e Não sou robô. Clique no botão Avançar



Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Avançar



Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar



Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Ative o certificado digital de pessoal física na máquina (certificado deverá ser compatível com ICP-Brasil. Aceita-se as opções A1 - Máquina - e A3 - Token). Selecione opção Certificado Digital



Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão Ler Certificado Digital



Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar



Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar



Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Ative o certificado digital de pessoal física conforme orientações de cada provedor de certificado em nuvem (certificado deverá ser compatível com ICP-Brasil). Selecionar opção Certificado em Nuvem



Selecione a opção de certificado em nuvem que deseja cadastrar conta.



Marque a opção Li e estou de acordo com termos de uso e clique no botão **Ir para **



Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar



Selecione a opção deseja ativar conta (e-mail ou sms), preenche o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar



Preencha com senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Sim. Siga os passos para criar conta com certificado digital e criar conta com certificado digital em nuvem

O Certificado digital aceito pelo Brasil Cidadão é dos tipos A1 e A3.

É necessário a instalação do drive do certificado digital do dispositivo no computador.

  • SMS ou E-mail inválido (erro de digitação) ou;
  • E-mail de confirmação está na sua caixa de spam (Lixo Eletrônico) ou;
  • E-mail de confirmação ainda não chegou na sua caixa de e-mail ou;
  • SMS de confirmação depende da funcionalidade de mensagem está disponível ao celular pela operadora ou;
  • SMS de confirmação depende de créditos disponíveis no plano de celular para recebimento de mensagens.

Dependendo do serviço de e-mail, pode demorar até 24 horas para chegar na caixa de e-mail.

Dependendo do serviço de SMS, pode não receber a mensagem de imediato. Aguardar alguns minutos para verificar novo envio.

O Login Único é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

Este Login garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.

Uma das formas de deixar o cadastro consistente é com a utilização obrigatória do CPF do cidadão. Não há possibilidade de cadastro sem CPF.


Para realizar o cadastro, favor seguir os passos para Fazer Cadastro

Algum momento o cidadão realizou o cadastro no Login Único. Não existe opção de excluir conta no Login Único

Caso não lembre da senha, favor realizar os passos para recuperação de senha

No campo CPF informe somente números.

Não coloque nenhum outro caractere como pontos ou traços.

Para criação da conta no Login Único, há a necessidade de validar o CPF do cidadão.

A validação ocorre por verificação do CPF na base cadastral da Receita Federal.

O Login Único, no momento do cadastro, averigua se CPF possui algum problema com relação aos dados a serem confirmados (data de nascimento).

Caso apresente essa situação, verificar com a Receita Federal se os dados estão no cadastro para continuar o processo da criação da conta.

O governo federal para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais adicionou outra forma de realizar cadastrado da conta de acesso do Login Único. Essa forma envolve utilização do aplicativo celular chamado Meu gov.br.

Para baixar o aplicativo Meu gov.br, basta clicar na imagem abaixo da respectiva loja:



Código de resposta rápida. Esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code).

Consiste em um gráfico 2D que pode ser lido pelas câmeras dos celulares.

O Login Único utiliza o QR-CODE para permitir a criação da conta de acesso e a recuperação da conta de acesso.



O Login Único utiliza o QR-CODE para permitir a criação da conta de acesso e a recuperação da conta de acesso

O cadastro da conta de acesso por meio do aplicativo Meu gov.br precisa passar por um processo chamado Validação Facial.

Validação Facial consiste na checagem da pessoa por meio de movimentações aleatórias em frente da câmera frontal do celular e, após, a tiragem de uma foto a ser encaminhada para confirmação na base de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



Baixe e instale o aplicativo Meu gov.br Orientações para baixar o aplicativo Meu GOV.BR.

Acesse o aplicativo Meu GOV.BR no celular:



Clique no botão Entrar com gov.br.



Clique no botão Crie sua Conta



Selecione a opção desejada para criar a conta do Login Único



Selecione a opção Validação Facial no App Meu gov.br



Digite o CPF, marque as opções Li e estou de acordo com os termos de uso e Não sou robô. Clique no botão Ir para Meu gov.br.



Marque Li e concordo com os termos e condições e clique no botão Aceitar.



Posicionar o rosto de frente para a câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações.



Clique no botão azul com ícone de câmera.



Clique no botão OK e continue o processo de cadastro da conta



Digite o Nome, Data de emissão da carteira de motorista (localizada na parte traseira da carteira) e clique no botão Avançar



Selecione a opção desejada para ativar conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.



Preencha com a senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Tenha em mãos os números da agência, conta e senha de oito dígitos do banco do brasil. Selecione a opção Banco do Brasil.



Marque a opção Li e estou de acordo com os termos de uso e clique no botão Ir para Banco do Brasil



Clique no botão Continuar.



Digite o código de autorização recebido no aplicativo do Banco do Brasil. Clique no botão Autorizar.



Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar.



Selecione a opção desejada para ativar a conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.



Preencha com a senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Existem alguns bancos conveniados para permitir a criação da conta por meio da geração de uma senha temporária. A senha deverá ser trocada no primeiro acesso. Para isso, acesse o passo a passo de cada banco presente no link acesse o passo a passo de cada banco.


De posse da senha temporária, retorne à tela inicial do login, digite o CPF e clique no botão Avançar. Existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos.


Digite a senha temporária, a senha definitiva e marque a opção Não sou robô. Após, clique no botão Concluir para criação da conta



Selecione a opção Número do CPF


Tenha em mãos um documento de identidade, número do CPF, nome completo, e-mail e número do celular. Preencha o CPF, Nome; marque as opções Li e estou de acordo com os Termos de uso e Não sou robô. Clique no botão Avançar



Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Avançar.



Selecione a opção desejada para ativar a conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.



Preencha com a senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Ative o certificado digital de pessoa física conforme orientações de cada provedor de certificado em nuvem (certificado deverá ser compatível com ICP-Brasil). Selecione a opção Certificado em Nuvem



Selecione a opção de certificado em nuvem que deseja cadastrar a conta.



Marque a opção Li e estou de acordo com os termos de uso e clique no botão **Ir para**



Conferir CPF e Nome. Clicar no botão Avançar



Selecione a opção desejada para ativar a conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.



Preencha com a senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro.



Para cadastrar o CNPJ no Login Único:

Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1-máquina – ou Tipo A3 – Token ou Certificado em Nuvem).

Selecione a opção Certificado Digital ou Certificado Digital em Nuvem na tela inicial do https://acesso.gov.br.



Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar a senha e continuar o processo.

Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.



Clicar no botão Vincular empresa do e-CNPJ



Cidadão confere as informações presentes no Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Clica no botão Vincular



O Login Único permite o cadastramento de pessoas que não pertencem diretamente à empresa. Esse cadastro ocorre pela indicação de colaboradores.

Atenção:

O cidadão que realizará o cadastro do colaborador deverá ter cadastrado como Representante do CNPJ, conforme os passos presentes para Cadastro do CNPJ no Login Único.

O colaborador deverá ter cadastro no Login Único

Para realizar o cadastramento de colaboradores, favor seguir os passos:


Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).


Selecione opção Certificado Digital na tela inicial do https://acesso.gov.br.



Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.



Clique no nome da empresa que deseja cadastrar os colaboradores.



Digite o CPF que deseja vincular ao CNPJ (CPF deverá estar cadastrado no Login Único). Clique no botão Buscar



Cidadão digita a data de expiração que o CPF representará o CNPJ (A data de expiração da atuação do colaborador deverá ser até data de validade do certificado digital de pessoa jurídica responsável pelo cadastro do CNPJ. O sistema verificará informação para permitir o colaborador). Clica no botão Cadastrar



Para realizar a retirada de colaboradores, favor seguir os passos:


Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).


Selecione opção Certificado Digital na tela inicial do https://acesso.gov.br.



Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.



Clica no nome da empresa que deseja retirar os colaboradores.



Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token) do representante do CNPJ. Localiza o CPF do Colaborador que deseja remover. Clica no botão com ícone de lixo na cor azul.



Para atualizar o CNPJ no Login Único:


Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Jurídica ao computador (Tipo A1 - máquina - ou Tipo A3 - Token).


Selecione opção Certificado Digital na tela inicial do https://acesso.gov.br.



Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha e continuar o processo.

Selecione menu Vincular Empresas via e-CNPJ, link Gerenciar Vínculos com Empresas.



Localiza o CNPJ que deseja alterar. Clique no botão com imagem de 3 pontos na vertical e selecione opção Desativar Empresa



Aparecerá tela com a pergunta Ao desativar a vinculação todos os colaboradores cadastrados para a mesma serão excluídos. Deseja desativar mesmo assim?. Entendido a pergunta, clique no botão Sim.



Após isso, realizar os procedimentos Como Cadastrar CNPJ no Login Único. para atualização do CNPJ.

Senhas das contas do Login Único devem ter entre 8(oito) e (70) setenta caracteres.


Podem incluir:

  • Letras maiúsculas e minúsculas. As senhas diferenciam maiúsculas de minúsculas, portanto “C” é diferente de “c”;
  • Números;
  • Símbolos (! ” # $ % & ‘ ( ) * + , - . / : ; < = > ? @ [ ] ^ { | })

Evite senhas comuns como:

  • Datas
  • 12345678
  • nomes

O Login Único não possui o comportamento para bloqueio de senha.

Os passos para cadastramento estão detalhados na Conta de Acesso.

Atualize seus dados dentro do Login Único na opção Alteração Dados Cadastrais na tela principal.


Pode alterar o nome, e-mail, telefone e foto.


Para o e-mail e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão ícone azul com lápis localizado a frente do campo de e-mail ou telefone.


Na alteração, o Login Único solicitará digitação de um código encaminhado para e-mail ou celular a ser cadastrado.



Uma vez que você já fez o seu cadastro no Login Único, não é possível excluir.

Uma vez que você já fez o seu cadastro no Login Único, não é possível realizar o novo cadastro.

Você pode alterar a sua senha a qualquer tempo na opção Alterar Senha na tela inicial do Login Único.


Informe a senha atual, a nova senha e clique no botão Confirmar.


VOs Níveis de Autenticação tem como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permitem flexibilidade para realização do acesso. Possuem a divisão:


  • Nível Básico
  • Nível Básico Previdência por Conhecimento
  • Nível Verificado
  • Nível Comprovado

Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e consistem em orientar para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficias de governo, por meio das quais permitirão a utilização da credencial de acesso em sistemas internos dos clientes e serviços providos diretamente ao cidadão.


Uso possível para os níveis e os selos é o aumento da confiança cadastral pelos serviços para aplicar controle de acesso às funcionalidades mais críticas.


O mapeamento entre nível e selo presente no Login Único será apresentado para determinar como sistema integrado deverá receber a conta do cidadão.


Nível Básico



Nível Básico Previdência por Conhecimento



Nível Verificado



Nível Comprovado



Importante: Quando o cidadão adquire um selo do nível, automaticamente o Login Único considera que a conta está presente no nível do selo adquirido e não disponibiliza os outros selos. Exemplo: A conta adquiriu o selo de Validação Facial do nível Verificado. Momento que realizar novo acesso, não existirá o selo Selo Balcão Presencial (INSS), Selo Internet Banking, Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União.

Selecione a opção Número do CPF


Tenha em mãos um documento de identidade, número do CPF, nome completo, e-mail e número do celular. Preencha CPF, Nome, Marcar as opções Li e estou de acordo com os Termos de uso e Não sou robô. Clique no botão Avançar



Responda as perguntas relacionadas às suas informações pessoais. Clique no botão Avançar.



Selecione a opção que deseja ativar conta (e-mail ou sms), preencha o conteúdo da opção (conta de e-mail ou telefone celular) e clique no botão Avançar.



Digite o código de acesso e clique no botão Avançar.



Preencha com a senha escolhida e clique no botão Concluir para finalizar o cadastro e adquirir Selo Cadastro Básico com Validação de Dados Pessoais.



Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.


Digite a senha e clique no botão Entrar.



Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.



Selecionar o selo Cadastro com validação de dados do INSS



Cidadão deve responder todas as perguntas referentes ao cadastro presente no INSS / Ministério da Economia. Clicar no botão Continuar para cada pergunta até finalizar.



Cidadão adquire Selo Cadastro no INSS.

Cidadão deve ir ao posto do INSS presente na região

Atendente do INSS cadastra senha temporária para acesso ao Login Único e entrega ao cidadão

Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.


Cidadão digita senha temporária, nova senha, repete nova. Clica no botão Concluir.



Cidadão adquire Selo Balcão Presencial (INSS). A identificação no Login Único é Selo Cadastro no INSS.


Cidadão deve ir ao posto dos CORREIOS relacionados:


  • AC Ceilândia: Endereço: CNN 1 Bloco F Térreo - Ceilândia - DF
  • AC Planaltina: Endereço: SHD WL 2 Conjunto D Área Especial SN LO - Planaltina - DF
  • AC Santa Maria: Endereço: CL 115 Lote E Avenida Alagados - Santa Maria – DF

Atendente do CORREIOS cadastra senha temporária para acesso ao Login Único e entrega ao cidadão


Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.


Cidadão digita senha temporária, nova senha, repete nova senha. Clica no botão Concluir.



Cidadão adquire selo cadastro via balcão dos Correios.


Cidadão deve acessar a conta bancária por meio do Internet Banking (versão WEB) para criar senha temporária. O cidadão deverá verificar quais os Bancos Permitidos e Passos para Cada Banco para Gerar Senha Temporária.

Cidadão criará senha temporária por meio do acesso ao Internet Banking

Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.


Cidadão digita senha temporária, nova senha, repete nova senha. Clica no botão Concluir



Cidadão adquire Selo Internet Banking. A identificação no Login Único é Selo Cadastro no INSS.


Baixe e instale o aplicativo Meu gov.br. Orientações para baixar o aplicativo Meu GOV.BR.

Acesse o aplicativo Meu GOV.BR no celular



Clique no botão Entrar com gov.br



Digite CPF e clique no botão Avançar



Marque Li e concordo com os termos e condições e clique no botão Aceitar



Posicionar o rosto de frente para câmera frontal do celular seguindo as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações. Após, aguarde o aplicativo tirar a foto.



Clique no botão Enviar Foto



Clique no botão OK



Cidadão adquire Selo Validação Facial




Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.



Digita a senha e clica no botão Entrar.



Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.



Selecionar o selo Cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União



Cidadão, servidor público da União, deve digitar senha cadastrada no Sistema de Gestão de Acesso SIGAC/SIGEPE. Clica no botão Validar Senha



Cidadão adquire Selo Cadastro Básico com Validação em Base de Dados de Servidores Públicos da União.


Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.



Digita a senha e clica no botão Entrar.



Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.



Selecionar o selo Selo Cadastro via Internet Banking do Banco do Brasil



Clique no botão Continuar.



Digite o número de agência, conta corrente, senha de 8 dígitos. Clique no botão Entrar.



Digite o código de autorização recebido no aplicativo do Banco do Brasil. Clique no botão Autorizar.



Cidadão aquire Selo Cadastro via Internet Banking do Banco do Brasil

Digite o CPF na tela inicial do https://acesso.gov.br e clique no botão Avançar.



Digita a senha e clica no botão Entrar.



Cidadão deve clicar no menu Privacidade e link Gerenciar lista de selos de confiabilidade.



Selecionar o selo Cadastro validado por certificado digital

Cidadão aciona o Certificado Digital de Pessoa Física ao computador (Tipo A1 – máquina – ou Tipo A3 – Token). Clica no botão Adquirir Confiabilidade com Certificado Digital


Cidadão adquire Selo de Certificado Digital de Pessoa Física.


As informações utilizadas para realizar o cadastro do Login Único pertencem ao cidadão.

Caso a alteração não tenha ocorrido pelo cidadão de fato, favor realizar os procedimentos:

Acessar o formulário Como Podemos Te Ajudar?


Preencher no campo assunto: Não alterei meus dados cadastrais


Preencher o conteúdo com as informações:

  • Nome do Cidadão;
  • CPF do cidadão;
  • Anexar o Print (foto/captura da tela) do e-mail ou SMS recebido com informação da alteração

Recuperar senha. Favor seguir os passos para Recuperar Conta.

Os portais REDESIM e Empreendedor necessitam, para autenticação, do e-mail no cadastro do Login Único.

Caso o e-mail não esteja cadastrado, os portais apresentam a mensagem Erro ao realizar o login do usuário. Tente novamente.

Para resolver a situação, favor seguir os passos:

Antes, o cidadão precisa ter realizado os procedimentos para Criar Conta de Acesso para poder realizar os procedimentos abaixo.


Favor realizar os procedimentos:

O Login Único é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

O governo, tendo preocupação com o cidadão, disponibiliza uma forma para orientar e ajudar referente às dúvidas do Login Único.

Para isso, favor acessar Como Podemos te ajudar? preencher os passos da dúvida ou problema e anexar Print (fot/captura da tela) sobre a dúvida ou problema.

Ausência das informações e do Print (foro/captura da tela) impossibilita análise e rotrno.